Apresentação  

 

Quem somos? Centro de Equoterapia Contato

 

Como iniciamos nossas atividades? Pioneiros no trabalho de Equoterapia na Cidade de Novo Hamburgo, iniciamos nossas atividades em parceria com a Hípica do Vale, como Centro de Equoterapia da Hípica do Vale em 1999.

 

Quando ocorreu a mudança de nome? Nossa mudança de nome ocorreu no ano de 2002 quando passamos a chamar CONTATO. Hoje mantemos a parceria com a Hípica do Vale e partilhamos seu espaço e suas dependências no bairro rural de Lomba Grande – Novo Hamburgo – RS.

 

Quem permanece da equipe inicial? Da equipe inicial permanece a psicóloga Silvane de Assis Brasil Dias, pioneira no trabalho de Equoterapia na Cidade de Novo Hamburgo.

 

Quem compõe a equipe permanente? A psicóloga Silvane de Assis Brasil Dias e a égua Clarabela (Contato)

 

Diretrizes:

 

Como trabalhamos? Nosso trabalho está pautado dentro de uma proposta teórica e científica. Priorizamos a excelência e qualidade em nossos atendimentos. Todos profissionais são capacitados para o trabalho da Equoterapia. Nossos cavalos são selecionados e treinados para atuação nesta modalidade, sendo animais realmente de grandes qualidades. As pessoas que atendemos, chamamos de praticantes.

 

Como iniciamos? Os atendimentos ocorrem após entrevista inicial (com praticante e/ou responsáveis) e período de avaliação em montaria (aproximadamente 4 sessões). Havendo indicação por parte da equipe e consentimento do praticante e/ou responsáveis, inicia-se o trabalho e a equipe traça os objetivos e condutas adequadas a cada caso.

 

Como ocorrem os atendimentos? As sessões ocorrem individualmente, com coordenação da psicóloga, com acompanhamento do auxiliar guia. Em caso de indicação de trabalho em grupo, a programação é diferenciada e específica para este modo de intervenção.

 

Qual a duração das sessões? O período de montaria é estabelecido em 30 minutos, sendo acompanhado por aproximação e despedida. Este tempo de montaria é conquistado de forma gradual e não aleatoriamente. Devido a quantidade e qualidade dos estímulos oferecidos ao praticante enquanto montado, estudos sugerem  que este tempo de 30 minutos seja o adequado para a maioria dos casos.

 

Existe uma frequência indicada? A frequência é indicada após o período de avaliação, levando-se em consideração as atividades que o praticante já realiza e se este se beneficiaria de frequência superior a uma vez semanal.

 

Quanto tempo dura o tratamento? O tratamento se dá por tempo indeterminado, podendo ser sua continuidade avaliada a qualquer momento. Em equoterapia existem 4 programas: Hipoterapia, Reeducação, Pré-esportiva e Equitação Especial. Podendo haver evolução de um programa ao outro.

Contato Equoterapia

Fone: 51 99989.5457

Lomba Grande - Novo Hamburgo/RS