Equoterapia: Dúvidas e Respostas

 

 

 

 

A equoterapia é um tema que cada vez mais vem sendo colocado em pauta pelos profissionais da saúde, educação e comunidade em geral. Neste espaço, procurei concentrar informações que considero relevantes esclarecer, baseando-me em questionamentos que geralmente são direcionados a mim e a outros profissionais que atuam nesta área.

 

O quê é? A equoterapia é um método terapêutico que é assistido por cavalos e profissionais da área da saúde, educação e equitação, visando o crescimento e o desenvolvimento biológico, psicológico e social dos praticantes.

 

Como é? Na sessão de Equoterapia são desenvolvidas atividades que podem incluir: a participação do praticante nas rotinas do animal (alimentação, escovação, encilha), a condução do cavalo, montaria (sozinho ou acompanhado de um terapeuta), despedida. Estas atividades são propostas de acordo com os objetivos do praticante e são acompanhadas de perto pela equipe de trabalho (com formação superior na área da saúde e/ou educação e cursos reconhecidos de formação profissional em Equoterapia).

 

Quais os benefícios? A Equoterapia estimula os mais variados níveis do ser humano (físico, psicológico, social e educacional). Contribuindo para: a melhora da atenção e concentração, a estimulação da linguagem, a melhora do equilíbrio e da coordenação motora, auxilia nas questões da afetividade e do controle emocional, facilita a socialização, regula o tônus muscular e aumenta a força muscular, ajuda a melhorar a postura e o alinhamento do corpo, entre outros benefícios. Portanto, promove o desenvolvimento de maneira integrada.

 

Quem pode fazer? A Equoterapia auxilia crianças, adolescentes, adultos e idosos que queiram usufruir de seus benefícios, descartando-se, através de avaliação específica, qualquer contra-indicação à prática.

Contato Equoterapia

Fone: 51 99989.5457

Lomba Grande - Novo Hamburgo/RS